Translate

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Amamentação


A ideia de ser mãe: ter um bebê pra chamar de meu.
Sério, nunca pensei demais sobre o que realmente vinha carregado na palavra mãe. É peso pesado e ninguém pode negar. Tchau vida própria, hello vida de baby!
E nesse meu pensamento eu nunca medi as coisas - nunca fui boa pra isso, diga-se de passagem - inconsequente como um ex se referia a mim. Hoje eu entendo o que ele queria dizer.

Até a pouco eu tava de boa com essa questão de amamentação - nasceu, coloca pra sugar o seio da maneira correta e como num passe de mágica vou amamentar por 6. 12, 18 meses.... o que for. Acho que a maioria das mulheres pensam assim, mas o caso é: e se eu não conseguir produzir leite? Se o bebê não conseguir mamar, se o seio acabar ferindo e o bebê apenas sugar sangue? Sim, isso acontece com mais frequência do que imaginamos.

Nosso desejo e instinto é querer ser a fêmea perfeita, não a defeituosa da espécime. E depois de ler alguns relatos de mulheres reais, percebo que eu tenho 50% de chances de seguir como espero e 50% de chance de desandar o sonho de maternidade perfeita.

Em um desses relatos lembro dela dizer que a gravidez era tranquila. bebê tava encaixado - planos pro parto normal em 99% mas no último momento tudo desandou, teve de fazer cesária e após 30 dias de tentativas o leite secou - o bebê não conseguia mamar, feriu o bico do seio, quando ele mamava só conseguia sangue e tentou por mais alguns dias e finalmente após 45 dias ela tomou remédio pra secar leite e passou a fornecer o leite industrializado.

Aí eu pego e ponho no meu caso - a gravidez tá maravilhosa no momento - tudo vai bem - só tive 1 desmaio por conta da alta temperatura que estava no dia (não que no momento esteja melhor, mas ao menos tô dentro de casa). Eu imagino que rolará um parto normal sem problemas algum mas e se tiver? E se eu precisar recorrer a cesária? E se meus seios ferirem a ponto de apenas sangrar e eu não conseguir amamentar? E se eu não conseguir fabricar o leite materno (afinal meus seios acabaram diminuindo nesses últimos tempo) e tiver de recorrer a leites industrializados?

Sofrer por antecedência é um mal que tenho - perco muita coisa por isso, eu sei - mas é uma maneira também de conseguir achar o meio pelo qual vou me proteger de prováveis problemas. Infelizmente só sofro de antecedência pelo que não merece. Acho que essa é a primeira vez que tô sofrendo por um mal que pode vir me atacar. Mas como minha mãe mesmo diz: "o SE atrapalha" e sim, atrapalha muito.

Bom, depois de ler tantos relatos eu resolvi pesquisar um pouco mais sobre amamentação.




(infelizmente não tenho como colocar os créditos aqui pq peguei no google imagem as fotos mas nenhuma foi editada - se tiver a logomarca de quem fez - permanece exatamente como achei)

Resolvi ver sobre a pegada certa do bebê no seio:



E li também algumas coisas pra evitar que o seio acabe ferindo. Bom, alguns lugares falavam que o uso de pomadas é bom e ajuda a hidratar e em outros diziam que era melhor não fazer uso dessas pomadas porque de nada adiantaria - fora que não se deve fazer uso das mesmas quando se está amamentando - Verdade ou não, prefiro perguntar a médica em próxima consulta pré natal (sim, voltarei a fazer).
Algumas mães davam dicas também e falavam que seus médicos haviam indicado as seguintes coisas:
Usar blusa sem soutian(pra o seio ficar raspando na blusa), passar uma bucha natural - tipo esponja de banho, tomar uns 15 a 20 minutos de sol (antes das 10:00 - se nordeste antes das 8:00 - e após as 16:00,  direto no bico).
Mito ou verdade sei que vou começar a fazer algumas dessas coisas - me prejudicar não vai.

Algumas pomadas existentes no mercado:



Das 4 aqui apresentadas só achei na Drogaria São Paulo a Millar e a Lasinoh e elas não saem por menos de 45 reais cada - meio salgado mas como eu disse - se a médica liberar é melhor prevenir do que remediar. Vou continuar lendo mais a respeito desse assunto.


Daí pesquisei mais um pouco sobre conchas coletoras e absorventes de seio.
Bom, a concha coletora é algo que eu realmente quero pq o bebê vai mamar de um lado e não quero ver o outro inutilizado, pois pelo que já andei pesquisando não é bom a cada mamada ficar trocando de seio - é bom o bebê esvaziar o seio por completo antes de passar pro outro pois os melhores nutrientes estão realmente no leite final, então a concha vai servir pra dar uma aliviada naquele seio que não estará sendo mamado.


O modo de usar é simples - enquanto amamenta o bebê com 1 seio, coloque a concha no outro e coloque o soutian por cima pois esse será o suporte para segurar a concha. O leite lentamente vai enchendo a concha. Ainda não faço ideia do que fazer com esse leite extra - acho que jogar fora.
Mas atenção: O uso da concha é na hora da amamentação - pra tirar o leite em maior quantidade para estocar ou doar - é necessário fazer o uso da bombinha (elétrica ou manual)

Absorvente de seios. Tem de várias marcas - importadas e nacionais e em caixas que começam com 6 pares ou unidades(não recordo exatamente qual a palavra usada na descrição) - Preços variam de acordo com quantidade e marca, já vi caixas de 5,60 reais.Preço pros descartáveis.
Há também os reutilizáveis ou laváveis - custam mais caros mas você não precisa jogar fora antes de cada mamada.
Eu achava que esses absorventes eram pra usar todos os dias, sempre depois de cada mamada. Pensei que ia ser uma perda de grana porque imagina no mínimos 6 pares por dia? Adeus dinheiro - mas na verdade é para quando a gente sai e não quer que a blusa fique mostrando aquela piscina redonda. Pra dentro de casa pode ficar sem mesmo, mas acho que vou fazer um teste com meus protetores diários, porque senão será uma montanha de roupas sujas pra lavar no final da semana. Se der certo - amém! Vai que dê pra ir pra rua também. Mas vou comprar uns absorventes de seios descartáveis - não vou sair tanto nos 3 primeiros meses.


Almofada de amamentação
Pelo que andei lendo isso é um produto INDISPENSÁVEL na vida de toda mãe. Como elas mesmo falam: imagina passar 40 minutos sem um apoio? No final serve até pra fazer o bebê adormecer melhor e mais rápido. Um produto coringa na área de amamentação. 
Feliz da mãe que pode ter a poltrona e essa almofada. Mas se a grana tá realmente curta - como a minha - invista na almofada! (se tiver muito curta e você for boa em costura- tente fazer uma!)

Baby Kiss XoXo

CIndy Orochi










Nenhum comentário:

Postar um comentário