Translate

terça-feira, 17 de março de 2015

Axilas escurecidas e outras alterações.

Não sou o exemplo mais ariano de pele que exista na face da Terra, pelo contrário, sou uma mistura de cores de negro, índios e branco - assim como a grande maioria dos brasileiros. Apesar de sempre achar lindo mulheres com aquele tom canela, jambo e outras variações culinárias eu sempre preferi me reservar em ser um vampiro  - apenas sair quando nãohá mais sol e assim ter uma pele um pouco mais clara. Claro que infelizmente não tenho grana suficiente pra viver de delivery e minha cidade (creio que em 95% das cidades do mundo) as coisas fecham no mais tardar as 19hs.

Quando engravidei, tudo estava em perfeita ordem - nem parecia que eu estava grávida. Eu pulava, eu corria, eu me estressava, eu enfrentei depressão leve (pois é, nem só de felicidades dá pra viver na gravidez - ainda mais quando surgem alguns problemas que você sempre evitou ter em sua vida), enfim - o corpo malmente modificou e a barriga foi crescendo aos poucos, dia após dia. Até o sétimo mês eu tava assim.

Mas não desisti de nada, enfrentei e segui em frente e o oitavo mês chegou e com ele a gravidez ,como devia ser. A barriga aumentou de tamanho, a linha escura que fica na barriga apareceu - não exageradamente mas apareceu. Meus pêlos, apesar de não ter um crescimento acelerado - cresceram devagar -  apareceram mais grossos e a minha axila tornou-se escura, isso sem falar que ouve um aumento de gordura nessa área que eu chamo carinhosamente de par extra de seios. Sem esquecer que meu reloginho biológico número 2 regulou - e regulou até demais! Bom, algumas áreas de minha barriga ganharam leves manchas mais escuras e ao passar o creme bepantol mammy , surgiram algumas espinhas na barriga e eu não aguentei e fiquei pocando - resultado: machinhas escuras nessas espinhas. No rosto não houve nenhuma mudança significativa - só que as vezes a pele resseca demais no queixo e no nariz e a mãozinha nervosa vai lá e fica tirando toda pele ressecada.
Os pés estão com a parte de baixo bem ressecada, terei de dar um jeito pq já tô até com vergonha - e o spa que procurei de spa não teve nada- um gasto (besteirinha a mais do valor de pedicure normal) totalmente desnecessário.

Meu cabelo também parou de cair- quem um dia me viu penteando o cabelo e via as perucas que saiam a cada escovação talvez se assustasse por praticamente não sair quase nada de fios - que medo de voltar a ser como era assim que Lara nascer. Que se algo tiver de permanecer após o nascimento que seja meu cabelo forte. Quanto ao crescimento como muita gente fala e ao cabelo mega ultra hiper hidratado - isso não ocorreu!

Não vou mentir - estou com medo de que as axilas escuras continuem após o parto até quando eu morrer. É feio, é constrangedor e eu vou procurar de alguma forma melhorar isso - só não sei como ainda.

De acordo com o blog de dermatologia que eu dei uma lida apresentou o seguinte:
"1- Hiperpigmentação
É a alteração fisiológica mais encontrada na gestação (90%), sendo mais comum em mulheres de pele mais escura. Caracteristicamente, a hiperpigmentação aumenta de intensidade ao longo da gravidez e decresce no pós-parto, à exceção das áreas que normalmente já são hiperpigmentadas, as quais não voltam a apresentar a tonalidade pré-gravídica. A explicação deste processo não é muito clara, mas pode ser atribuída ao aumento dos níveis de hormônios estimuladores de melanócitos (células que produzem a melanina – pigmento da pele), estradiol e progesterona.
Clinicamente, a hiperpigmentação é evidenciada por alguns sinais.
São eles :
- escurecimento de áreas que já são normalmente pigmentadas (aréolas, mamilos, genitália, axilas, região periumbilical e interior das coxas).
- hiperpigmentação branda generalizada
- escurecimento da linha alba: formação de uma faixa linear acastanhada ao longo da linha média do abdome. É comumente conhecida como linha nigra.
- melasma (cloasma): também conhecido como “máscara gravídica”. Ocorre em mais de 50% das gestantes.
Caracteriza-se por áreas escurecidas na face, pescoço e antebraços, sendo preferenciais as regiões malares, nariz e queixo. Predisposição genética desempenha papel importante para a sua manifestação, bem como exposição solar. Se há melasma anterior à gravidez, este tende a piorar a partir do segundo trimestre. Apresenta alta incidência (acima de 75%) durante a gestação. O uso de filtro solar é recomendável. O melasma geralmente regride depois do parto, mas pode persistir em menos de 10% dos casos.
- pigmentação de cicatrizes recentes
- escurecimento de sardas e pintas
-melanoníquia longitudinal: é a pigmentação em faixa de uma ou várias unhas, transitória, que desaparece ao término da gravidez."

Para saber sobre outras características acesse:
 http://www.denisesteiner.com.br/ginecologia/alteracoes_dermatologicas_gravidez.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário