Translate

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Dente x assadura



Desde semana passada eu venho sofrendo um pouco com o bumbum de Lara.---------------------------
De inicio comecei a achar que era por conta do que eu tava comendo: pizza, suco de pozinho (preguiça nível elevado) , chambinho (iorgute), biscoito recheado - eu sei, não devia mas o corpo meio que deu um revertério e só assim pra fazer ele ficar satisfeito.
Então, ela começou a apresentar essas assaduras - feia por sinal e eu coloquei a culpa sim na pizza, que era de uma nova pizzaria - afinal as outras coisas eu tinha comido antes e estava tudo bem. Comecei a usar a desitin roxa que a tia dela trouxe e sinceramente de nada adiantou - a melhor pomada do tipo não fazendo efeito?? fiquei aflita!!

Então decidi procurar na internet (minha fiel escudeira) se havia alguma ligação dos dentinhos nascendo com a assadura e achei vários lugares falando. Claro que são blogs, mas são mães que passaram pelo mesmo que eu estou passando.

Sim!!Há uma ligação entre as duas coisas!! Negócio agora é esperar que passe.

"Quando os dentinhos da criança estão nascendo, isso não é um evento isolado. Outras mudanças no organismo dela acontecem. Qual a função dos dentes? É atacar os predadores mas, principalmente, ser uma ferramenta para alimentação, ainda mais no caso da espécie humana, que, exceto pelo Mike Tyson, deixou de atacar os outros a dentadas faz tempo. Ou seja, o surgimento dos dentes simboliza "Oi corpo! Estou ficando pronta para comer de tudo! Logo mais, passarei dos alimentos simples aos mais complexos, tá?". Se é assim, é provável que o nascimento dos dentes acompanhe uma mudança bem significativa no trato gastrointestinal, no sistema digestório. Para se preparar para receber alimentos mais complexos, situação simbolizada pelo nascimento dos dentes, o estômago começa a produzir mais suco gástrico, que contém, além das enzimas que quebram as proteínas, ácido gástrico, o ácido clorídrico. Esse ácido não corrói a parede interna do estômago porque ele produz, também, muco, que protege contra o ataque químico. Num organismo mais preparado, quando o alimento misturado com o ácido passa para o intestino, os demais órgãos do aparelho digestório - pâncreas, fígado, vesícula - vão liberando seus sucos, que neutralizam a acidez. Mas como no bebê tudo está em desenvolvimento, pode ser que essa neutralização não seja tão eficiente quanto deveria. E aí o que sai do estômago, passa pelo intestino e vai ser eliminado como fezes, acaba indo mais ácido também. Nessa fase, para não ter suas paredes atacadas, o intestino também começa a produzir mais muco, que continua a produzir durante toda a vida. É por isso que também é frequente encontrar, nessa fase, muco no cocô, porque o intestino o está produzindo como defesa à nova acidez. Encontrei vários artigos falando sobre como a presença de muco nas fezes, nessa fase da vida da criança, é um evento normal, embora ninguém se aprofunde a explicar o motivo disso. Lá na frente, quando o aparelho digestório estiver mais acostumado, mais preparado, as fezes não serão mais ácidas, porque a acidez do que sai do estômago vai conseguir ser eficientemente neutralizada pelas coisas que aqueles outros órgãos lá - pâncreas, vesícula e fígado - produzem. E assim, será feita a paz entre os órgãos de boa vontade. Para felicidade do bumbum."

Esse texto foi retirado daqui: http://www.cientistaqueviroumae.com.br/2011/07/dente-que-nasce-coco-que-fica-acido.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário