Translate

terça-feira, 26 de maio de 2015

Mêsversário: O ser mãe!

Bom, sou mãe de primeira viagem e antes de Lara nascer eu fiz listas e mais listas com o que tem e o que não tem, o que terá e não terá, com o que pode e o que não pode.
A idéia era linda, tudo ia sair perfeito - era só seguir como está escrito e não terá erro. O problema é que na linha das idéias tudo funciona mas na linha de montagem nem sempre o calculo estará certo, ainda mais se for feito por qualquer pesoa que não seja o engenheiro mecanico e cá pra nós, nenhuma mãe é engenheira mecanica de seu destino - talvez até tenha algum conhecimento e consiga consertar um relógio de corda mas nunca ela conseguirá fabricar um. É, a maternidade é uma profissão muito difícil.

O disse me disse, o não me toque, o eu sou a super mulher e não preciso de ninguém...tudo isso fica no passado quando nos tornamos mães.

Antes de ser mãe minha cama nunca foi um convite pras pessoas se deitarem, pelo contrário, era o cartão postal do inferno da bagunça. Era tanta coisa que eu deixava em cima dela que se bobeasse até vida alienígena era capaz de achar escondida entre o monte de roupas e a montanha de comida. Eu tinha uma preguiça tão grande que já dormia com minhas guloseimas, afinal nunca irias aber a hora da fome e sendo sincera era a maneira que eu tinha pra não me sentir tão solitária. Praticamente todo o meu quarto estava em cima da cama e o que me sobrava era um espaço microscópico pra eupoder dormir e acredite, eu era muito feliz com essa vida.
Quando engravidei a situação melhorou um pouco. Ainda tinha bagunça mas nada comparada a antes. Comida não era mais minha companheira, não seria mas possível encontrar vida alienígena mas minhas roupas amontoadas e bolsas recheadas de trecos, ainda se faziam presentes.
Pouco antes de parir, minhas coisas pouco a pouco foram perdendo espaço e minhacama virou o deserto do Saara da bagunça. Era apenas eu,os travesseiros e o edredon.
Com a chegada de Lara a bagunça voltou, não aquela bagunça da Cintia solteira mas a bagunça da Cintia mãe. Agora são muitos travesseiros, lençois, cobertores, edredom, almofada de amamentação e um bebê fofo.

Na minha lista era: não vou deixar Lara na minha cama, ela vai dormir no berço. Ela malmente ficou no berço nesses 30 dias. Eu até tentei mas desisti do berço porque a cada 3 horas ela acorda pra mamar então ter que levantar da cama, ir até o berço, tirar ela, dar mama, ninar e por no berço pra ela dormir (isso se ela dormir logo, senão ia ter que levantar toda hora).Ela dorme comigo, no inicio dormia num espaço que fiz com ajuda da almofada de amamentação, delimitando o espaço dela e o meu (morria de medo de me mexer eacabar machucando ela, mas no dia que eu tava ultra mega cansada eu decidi dar o peito deitada mesmo e com ela no meu braço - pronto, ela adora porque pode mamar e dormir ao mesmo tempo e ela dorme muito fazendo de meu braço travesseiro....eu também durmo. Muitas mães podem até achar ruim mas sabe aquilo: cada mãe sabe o que é melhor pra seus filhos?? Pois!! Minha atitude pode até está errada, mas do que adianta ser tão rígida com nossas escolhas pré conhecimento? Resolvi relaxar.

Outra coisa que mudou - a arrumação das coisas dela. Infelizmente eu não tirei foto do antes e depois, mas o caso é que após 30 dias corridos eu mudei algumas coisas do lugar. As meias, luvinhas e gorrinhos (estes que nem são tantos) saíram de dentro das mini gavetinhas e caixinha no guarda-roupa para ir pra gaveta do trocador. Agora essa gaveta guarda os babadores, lencinhos de boca, bauzinho da saúde e as meias/luvas/gorrinhos. Antes não tinha as meias, luvas e gorrinhos. e ainda tava cheio e agora com essa nova adição parece que ficou mais arrumado e coube ainda com boa folga. O guarda roupa na parte dos vestidos e sapatos não mexi mas na parte superior sim(meu guarda-roupa tem 1 prateleira que divide cima e baixo), uma micro cômoda - porta treco que tinha e colocava as meias, eu tirei as 3 gavetinhas e coloquei do lado soltas. cada gaveta coloquei pra guardar determinada peça.   1 só pra calça e saia, 1 pros bodies e 1 pros macacões. Casaquinho e blusinha eu deixo no cabide. Vestidinho pro tamanho atual dela também tá no cabide. A mini comoda tá sem gavetinhas mas ficou bem melhor pra arrumação. A parte onde eram as gavetinhas está o porta presilhas de cabelo e a parte de cimatá o balde de tiaras dela. As faixas e chapéus foram parar na gaveta de roupas que ainda estão grandes para ela e a caixa da torre Eiffel que antes eu guardava as roupas limpas, agora servem apenas para colocar as próximas roupas novas que irão ser lavadas pra ela começar a usar.  Eu arrumei essas coisas antes dela nascere achava que a arrumação estava perfeita e eu não ia precisar mudar nada, mas com o tempo você percebe que precisa de praticidade e não beleza.

Falando em roupa eis outra coisa da lista que eu tinha ciência de que a gente perde logo mas não que perdia tão rápido. Para os 3 primeiros meses eu não comprei muita coisa e me resumi muito as cores amarela, bege, branca, verde e um pouco azul (porque eu tinha uma certa certeza de que ia ser menino), Não tive um gasto muito grande mas tive gasto. Acredito que foram uns 200 reais quase só pra roupas de 0 a 3 meses. A verdade é que já perdi os 2 únicos macacões de pé que comprei. Usei apenas 1 vez, logo que ela nasceu - primeira e segunda semana e quando eu lavei e vesti de novo só dava para encaixar os braços, colocar as pernas dava? Sim, mas elas teriam que ficar 100% do tempo dobradas. Preferi então retirar das roupas em uso e já acabei doando pra uma pessoa que vai ter bebê e não tem nada ainda, assim como um sapatinho de pano que eu comprei e antes mesmo de Lara nascer já achei pequeno demais.... mas acredito que pra bebê de até 2 semanas dá pra usar sem apertar a perninha.
Na minha idéia o bebê ia começar a perder depois que ele passasse na idade que a roupa serve. Tipo se a roupa diz 0-3m,quando ele fizesse 3m a roupa pararia de servir, mas eu estava enganada.

Lenço umedecido - Na minha idéia era - lenço umedecido pra trocas na rua e em casa apenas aguinha quente e algodãozinho. Comprei a garrafa termica e o pratinho de porcelana justamente pra isso. Quando Lara nasceu eu fui por água na garrafa e pra minha surpresa não consegui abrir a garrafa por baixo pra tirar o papel que tem nela e a minha idéia de algodão e água foi pelo ralo (sim, eu não sei abrir essas coisas pelo lado não prático.), logo a solução foi os lencinhos. Em 25 dias de uso gastei 216 lencinhos - uma média de 8 lencinhos por dia (gasto menos fralda por dia que lencinho).

Sei que ainda haverá coisas que sairão diferentes do que eu imaginava antes de Lara nascer.

Ser mãe é isso, é fazer mil listas e perceber que teoria nunca será prática e a nossa prática nunca poderá servir de teoria a alguém, talvez só dar uma idéia mas nunca o molde servirá por completo.



Um comentário:

  1. Feliz com suas mudanças Cind, todas traços de uma grande evolução :) Logo quero visitar Vc e Lara.

    ResponderExcluir